domingo, 22 de maio de 2011

Dança Fúnebre

Eu já tenho reparado há um bom tempo, e não tenho entendido muito bem; Porque, muitas vezes, o ballet está associado à morte, coisas ruins, tons P&B, tudo meio macábro?
A minha curiosidade começou quando fiz um trabalho de fotografia, sobre Miles Aldridge:


Tá certo que o trabalho dele também não é lá 'flor que se cheire'.. é tudo muito lindo, mas muuito dramático.
Depois, me vem o maravilhoso 'Cisne Negro'. Aí sim, foi decidido, ballet é do mal! Além disso, alguns clipes já dramatizaram isso, como por exemplo o clipe 'Helena', do 'My Chemical Romance':






Não sei vocês, mas eu gosto do ballet suave, leve, lindo e perfumado.. (rsrs)




Sério, gente, brincadeiras a parte, eu sei que tudo depende do roteiro, pois as músicas (aquelas para dançar ballet mesmo) possuem sempre uma história triste e tudo mais, então isso explica um pouco. E outra, os pés! Só Deus e as bailarinas sabem como os pés sofrem!
Na verdade, esse foi um post meio sem sentido, para falar o quanto eu amo ballet, o quanto amei esse filme e o quanto gosto do trabalho do Miles Aldridge. Sim! My Chemical Romance, eu não gosto de vocês. E também para dizer o quanto o ballet está influenciando a moda, ultimamente. Sapatos, saias, casacos.. todos no estilinho mais fofo do mundo.



 

"Sweetheart"


;*

3 comentários:

  1. Lê, relaxa, quando se quer fazer uma coisa do mal eles usam de tudo, até o ballet. É o lado pessimista da coisa: quando você acha uma coisa linda, lá vem alguém mostrar o lado podre.

    ResponderExcluir
  2. Querida Letícia, entendo a sua "queixa" sobre a expressão do obscuro no ballet... mas, posso dizer que isso foi fundamental e totalmente coerente com as influências e manifestações da época em que os balés de repertório foram desenvolvidos :)As pessoas eram muito reprimidas e utilizavam a arte para manisfestarem a sua dor. Aliás, essa é um forma muito foda para se expugar isso, até hoje. Depois, as mulheres lutaram para que a dança ganhasse uma liberdade ainda maior de expressão, e para que pudessem manisfestar a dor através de uma dança ainda menos formal. Quando eu digo dor, não estou falando de algo ruim, algo "do mal". O obscuro faz parte de nós - qualquer forma de liberação é válida. A arte está aí para isso. Através dessa liberação, expurdo do obscuro, da dor, das amarras do corpo, as bailarinas (como isadora duncan e pina Bausch) puderam "curar-se" de toda a repressão e transcender a dança para algo luminoso- e luminoso não e cor de rosa, ou azul. O branco não é a mistura de todas as cores???

    ResponderExcluir
  3. o "cisne negro" nos mostra justamente isso, a integração entre o nosso lado negro e o branco. Não se pode ser uma pessoa completa sem entrar em contato com os dois lados :)

    ResponderExcluir